Notícias Notícias

Voltar

Bolsas de iniciação cientifica são ofertadas por hospital do Amazonas

Capacitação

Bolsas de iniciação cientifica são ofertadas por hospital do Amazonas

Iniciativa visa incrementar a pesquisa na unidade com ajuda de recursos da Fapeam

Manaus (AM) - O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade do Amazonas (HUGV-Ufam) lança o edital para a seleção de candidatos a oito bolsas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2017-2018), concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam). O período de inscrição vai de 08 a 19 de maio.

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV, Miharu Matos, com a publicação do edital, o HUGV busca estimular a atuação, tanto de profissionais envolvidos em pesquisa no hospital quanto de estudantes de graduação, em atividades de iniciação científicas, tecnológicas e artístico-culturais. “Além de fomentar estas atividades no âmbito do hospital, o edital pretende ainda estimular novos talentos e despertar a vocação científica em servidores e alunos”, disse.

É importante que os pesquisadores responsáveis pela orientação dos bolsistas sejam encarregados por pesquisas desenvolvidas na unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), além de terem que envolver colaboradores do hospital como participantes da pesquisa. “Dessa forma, poderemos integrar e efetivar realmente as ações de pesquisa no HU”, conclui a gestora ao lembrar que as bolsas serão financiadas com recursos da Fapeam, com duração de 12 meses.

Acesse o edital.

Acesse a proposta de projeto de pesquisa.

Saiba mais sobre a Ebserh

O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Com informações do HUGV-Ufam