Notícias Notícias

Voltar

Unidades filiadas à Ebserh no Ceará oferecem manhã de serviços gratuitos à população

Semana da Saúde

Unidades filiadas à Ebserh no Ceará oferecem manhã de serviços gratuitos à população

Foram realizadas aferição de pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal

Fortaleza (CE) - O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) participaram da I Semana da Saúde do Porangabuçu, em que ofereceram uma manhã de serviços à população nesta quarta-feira, 10. A ação, que segue até a próxima sexta-feira, 12, com o tema “Saúde: compromisso de todos nós”, foi realizada pelas Faculdades de Medicina (Famed) e de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ambas as unidades são filiadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O HUWC ofertou serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, medições de peso, altura, índice de massa corporal e circunferência abdominal, avaliação postural e de forma muscular e testes de flexibilidade. Após passar pela avaliação, nos casos necessários, os participantes foram direcionados a procurar uma unidade de saúde para investigação diagnóstica e acompanhamento.

Além disso, ocorreram ações voltadas para a conscientização acerca da hipertensão, diabetes e obesidade, e sobre como prevenir essas doenças por meio de mudanças nos hábitos alimentares e de exercícios físicos. Os participantes receberam orientações de uma equipe multiprofissional que compõe a Linha de Cuidado de Diabetes e Obesidade e a Residência Multiprofissional em Diabetes, juntamente com acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, que fazem parte da Liga Acadêmica de Diabetes (LAD) da Faculdade de Medicina da UFC.

Na oportunidade, a comunidade também pôde contar com ações de promoção à saúde ofertadas pela Meac. Em estandes educativos, profissionais da Maternidade e acadêmicos da Liga de Estudos em Ginecologia e Obstetrícia (Lego) da UFC deram orientações sobre parto humanizado, incontinência urinária, endometriose, cuidados com o bebê prematuro, planejamento familiar e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, entre outros temas.

Sobre a Ebserh

HUWC e Meac são filiadas à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HUWC/Meac-UFC