Notícias Notícias

Voltar

Dia do Enfermeiro é comemorado com ações na Rede Ebserh

Assistência

Dia do Enfermeiro é comemorado com ações na Rede Ebserh

Hospitais filiados realizaram diversas atividades para empregados, pacientes e acompanhantes

Brasília (DF) – Comemorado em 12 de maio, o Dia Mundial de Enfermagem foi marcado por ações em vários hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza da Universidade Federal do Pará (HUBFS-UFPA), os EnferMágicos prepararam programação especial com seu estilo educa-show em saúde envolvendo homenagens, brincadeiras, músicas e animações. O evento teve, ainda, participação especial dos cantores convidados, Jurah Cerdeira, da Banda Açaí Latino, e Marquinho Pará tocando repertório animado e exclusivo.

Os Enfermágicos é um grupo que faz parte de projeto independente feito por estudantes da Faculdade de Enfermagem UFPA e é parceiro do Hospital Bettina, por meio do Grupo de Humanização do HUBFS.

Na Capital Federal, o Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB) realizou a 2ª Semana de Enfermagem, que reuniu profissionais, estudantes e representantes de entidades da área de enfermagem. As atividades incluem palestras e minicursos, com o tema “Boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”.

Em Petrolina (PE), foram realizadas atividades da III Semana de Enfermagem do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), com o tema “Segurança e qualidade no exercício da enfermagem”. As atividades contaram com palestras, cursos e apresentações de trabalhos científicos, voltados para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

No Recife (PE), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) promoveu palestra e mesa redonda enfocando o tema elencado para este ano, com a participação de importantes profissionais da área de Enfermagem no estado, além de professores e acadêmicos da área que também irão compor o corpo de expositores da mesa. 

A primeira edição da Semana de Enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) teve início com 160 profissionais da enfermagem inscritos. Na programação houve palestras, conferências e confraternização, além da apresentação dos membros da Comissão de Ética de Enfermagem do HDT-UFT, entrega de certificado de responsabilidade técnica nas áreas assistencial, de ensino e de gestão para as profissionais responsáveis e palestra sobre o tema central “A ética e a valorização do profissional de Enfermagem no contexto hospitalar”, ministrada pelo representante do Conselho Regional de Enfermagem, Jáder Machado Farias.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, a UFSCar e uma universidade particular da cidade, promoveu a Semana da Enfermagem de São Carlos com o tema “A Enfermagem na Construção de uma Sociedade Democrática”. Especificamente no HU-UFSCar, foi promovida a palestra “manejo da diarreia no ambiente hospitalar”, com a profissional Alessandra Frizoni, especialista em nutrição clínica. Além disso, todos os colaboradores do hospital puderam registrar no “mural de elogios” a sua admiração pelo profissional da enfermagem.

Próximas ações

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) realizará, de 15 a 19 de maio, a I Semana de Enfermagem, com uma série de palestras e minicursos voltados aos profissionais da área. As inscrições são gratuitas, com 40 vagas por minicurso.

No mesmo período, serão ofertadas pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), entre outras ações, minicursos de Cuidados com Feridas Complexas, Procedimentos Cardiovasculares no Serviço de Hemodinâmica e Atualização em Reanimação Cardiopulmonar para os profissionais da área na unidade.

No próximo dia 19, o HC-UFPE realizará um café da manhã festivo em alusão ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar em Enfermagem, comemorado originalmente no dia 20 de maio. O evento contará também com a realização de um show de talentos com apresentações musicais.

Imagens:

Com informações das filiais