Notícias Notícias

Voltar

Mutirão no Hospital das Clínicas de Recife realizará 50 endoscopias em apenas um dia

Exames

Mutirão no Hospital das Clínicas de Recife realizará 50 endoscopias em apenas um dia

Pacientes com maior tempo de espera serão atendidos no próximo sábado (20)

Recife (PE) – Cinquenta pacientes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vão serão atendidos no Mutirão de Endoscopia, no próximo sábado (20). Essas pessoas são acompanhadas pelos Ambulatórios de Gastroenterologia, Clínica Médica e Cirurgia Geral, entre outros, a partir das 7h, na Unidade de Endoscopia, que fica no 2º andar do hospital.

Os pacientes, que estão sendo contatados e agendados para o mutirão, são aqueles com maior tempo de espera. Eles serão submetidos à Endoscopia Digestiva Alta, exame que oferece imagens diagnósticas das mucosas do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado) e que, em caso de necessidade, também pode coletar material para biópsia. 

“Esse exame é importante para a prevenção e diagnóstico de doenças como úlcera, refluxo gastroesofágico e câncer, entre outras”, explica o gastroenterologista Eduardo Siqueira, chefe da Unidade de Endoscopia do HC-UFPE. Cerca de 400 endoscopias (Digestiva Alta e Colonoscopia) são realizadas na unidade por mês. 

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE