Notícias Notícias

Voltar

Campanha do Hospital de Doenças Tropicais orienta a população sobre a febre amarela

Prevenção

Campanha do Hospital de Doenças Tropicais orienta a população sobre a febre amarela

Foram abordadas cerca de 350 pessoas, tanto no HDT quanto em blitzen externas

Araguaína (TO) – Profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada Rede Ebserh, realizaram campanha de orientação e prevenção contra a Febre Amarela. A ação, que também ocorre em outros hospitais da Rede Ebserh, tem o objetivo de levar informações à população quanto a importância da vacinação, principais sintomas e meio de transmissão.

Nos dois dias de atividades, ocorridos na última semana, foram abordadas cerca de 350 pessoas, tanto internamente no HDT-UFT quanto na realização das blitzen nas proximidades do hospital, além do público alcançado por meio das entrevistas para emissoras de televisão e rádio locais.

O chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) do hospital, Jader José Silva, avaliou a campanha como bastante positiva. “Obtivemos êxito no alcance dos resultados esperados, no qual buscamos viabilizar aos públicos-alvos, a compreensão da importância e da necessidade de vacinação, proporcionando esclarecimento quanto aos mecanismos de transmissão e sinais e sintoma da doença, além de ressaltar a participação da população na identificação e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor também da febre amarela”, destacou.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT