Relatos de Quem Cuida Relatos de Quem Cuida

O projeto “Relatos de quem cuida” apresenta histórias de atendimentos de saúde marcantes na vida dos profissionais da Rede Ebserh. É o trabalho de pessoas que se dedicam para mudar a vida de quem mais precisa!

Voltar

“A mãe estava de joelhos, rezando”

Relatos de quem cuida

“A mãe estava de joelhos, rezando”

Imagem

Meu relato tem a ver com a fé e a resiliência dos pais envolvidos na missão da sobrevivência dos bebês. Aconteceu há dez anos aqui no Hospital das Clínicas da UFPE, onde trabalho desde 2002.

Um bebê prematuro teve uma parada cardiorrespiratória em que ficamos cerca de 30 minutos tentando reanimá-lo. Ele não respondia e o demos como perdido. Quando a médica já atestava o óbito, o bebê mexeu o pezinho. Percebi o movimento e recomeçamos as manobras de reanimação até ele reagir.

Aquilo, para mim, foi um milagre. Quando cheguei para falar com a mãe, ela estava de joelhos rezando e disse que não havia parado desde que começamos a tentar salvá-lo. O bebê foi se recuperando, ganhando peso, ficou alguns dias conosco até que recebeu alta.

Quando a criança fez um ano, a mãe voltou aqui para mostrá-la (como muitas fazem), e fiquei muito feliz em saber que não houve sequelas naquela criança saudável e guerreira.

Íris Calado

Enfermeira supervisora da Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais da Unidade Neonatal

Hospital das Clínicas da UFPE

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.