Relatos de Quem Cuida Relatos de Quem Cuida

O projeto “Relatos de quem cuida” apresenta histórias de atendimentos de saúde marcantes na vida dos colaboradores (funcionários, estudantes, residentes, professores) dos hospitais da Rede Ebserh. É o trabalho de pessoas que se dedicam para mudar a vida de quem mais precisa!

Voltar

“Ajudamos uma adolescente a transformar-se em mãe”

Relatos de quem cuida

“Ajudamos uma adolescente a transformar-se em mãe”

Imagem

Durante o trabalho de parto, nós conhecemos um lado das mulheres que muitas vezes fica escondido. É um momento de dor (aquela dor que no dito popular é a maior dor do mundo) e que em muitas ocasiões pode levá-las ao desespero.

Aqui no Huab, recebemos muitas adolescentes, mas uma me marcou bastante. Isso porque para ela o medo do desconhecido, que seria o parto, chegou a um nível tão extremo que ela não conseguia parar para ouvir a equipe assistencial. E apesar de o parto ser algo natural, e que o próprio corpo da mulher vai levá-la a parir, este momento exige de nós profissionais o discernimento de buscar a forma mais cômoda e menos dolorosa para ela.

Assim, comecei todo um trabalho de tentar explicar e oferecer os métodos de alívio da dor que o hospital realiza, tais como o banho morno, bola de Bobath, massagem relaxante, música e tantos outros que são aplicados em nosso serviço. Expliquei que ela e seu bebê eram os principais atores e responsáveis pelo parto, que nós da equipe tínhamos o papel de auxiliá-los nesse importante momento. E foi muito gratificante ver que a atuação da equipe ajudou esta adolescente a transformar-se em uma mulher empoderada, a transformar-se em mãe.

Vivenciar o momento em que elas imaginam que não vão conseguir e, depois, quando tudo dá certo, é muito bom! Ver o acompanhante cortando o cordão umbilical e registrando esse momento com fotos também é gratificante. Muitas vezes a necessidade da parturiente está numa palavra de apoio, de carinho, numa mão amiga. Afinal, o trabalho de parto na gestante gera um turbilhão de emoções.

Maria Diane Monteiro

Enfermeira Obstetra

Hospital Universitário Ana Bezerra - UFRN

 

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huab-UFRN faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.