Relatos de Quem Cuida Relatos de Quem Cuida

O projeto “Relatos de quem cuida” apresenta histórias de atendimentos de saúde marcantes na vida dos profissionais da Rede Ebserh. É o trabalho de pessoas que se dedicam para mudar a vida de quem mais precisa!

Voltar

“Não devemos nunca desistir”

Relatos de quem cuida

“Não devemos nunca desistir”

Imagem

Este relato poderia ser sobre o paciente do quarto 233, ou sobre o homem com úlcera infectada, ou mesmo aquele com uma ferida na perna, mas não, este é o senhor Nero Pestana, paciente que representa em um, o que almejamos fazer por todos: chamá-los pelo nome e não por um número de quarto ou até mesmo uma doença.

Ele possuía uma ferida com cerca 30 centímetros, com exposição óssea, que limitava os movimentos, e lhe fazia utilizar uma muleta para se locomover. Chegou a ser sugerido até a amputação do membro. Porém, com dedicação, perseverança e um ano de tratamento, entre curativos e uma cirurgia de revascularização de membro inferior direito, conseguimos o melhor dos resultados: evitar a amputação da perna direita e realizar o fechamento da ferida.

Foram feitos curativos semanais, muitas vezes diários, e o implante da própria pele (enxerto) como método cirúrgico. Hoje, o senhor Nero recuperou a autonomia do membro e não utiliza mais muletas para locomoção, tem uma vida normal e ainda conduz sua moto.

Em nossa atuação multiprofissional, eu, Luiz Gavassi, enfermeiro, o médico cirurgião Aluísio Neutzling, o médico traumatologista Danilo Barreto Filho e o enfermeiro José Gustavo Penha, ajudamos o senhor Nero a recuperar não só sua perna, mas também a autoestima e a confiança no serviço público de saúde.

O senhor Nero representa a nossa dedicação, competência e compromisso com o ser humano, com nossa profissão e os valores éticos. Trabalho que nos faz deixar uma mensagem para todos os profissionais que se dedicam: não devemos nunca desistir.

Pelo trabalho e dedicação, queremos agradecer o empenho de todos do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que ajudaram a escrever esta e várias histórias de atendimento humanizado diariamente.

Luiz Gavassi

Enfermeiro HU-FURG​

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o HU-Furg é filiado à Ebserh, estatal que administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.