Relatos de Quem Cuida Relatos de Quem Cuida

O projeto “Relatos de quem cuida” apresenta histórias de atendimentos de saúde marcantes na vida dos colaboradores (funcionários, estudantes, residentes, professores) dos hospitais da Rede Ebserh. É o trabalho de pessoas que se dedicam para mudar a vida de quem mais precisa!

Voltar

“A cada consulta, a mãe contava uma nova vitória”

Relatos de quem cuida

“A cada consulta, a mãe contava uma nova vitória”

Imagem

Numa tarde de quinta-feira, em março de 2017, a equipe de nefrologia do Complexo Hospital de Clínicas do Paraná (CHC) foi chamada para avaliar uma paciente gestante de 40 anos, internada por quadro de inchaço generalizado e alteração no exame de urina. A gestação estava na 21ª semana e a bebê apresentava restrição de crescimento.

Não tínhamos todas informações necessárias para o diagnóstico preciso da doença renal, mas sabíamos que essa alteração estava comprometendo a saúde fetal. Naquele momento, a biópsia renal, procedimento essencial para o diagnóstico, estava contraindicado nesta fase avançada da gestação.

A gravidez foi evoluindo e a restrição de crescimento fetal cada vez mais agravante. A cada visita médica, a paciente era alertada de que a chance de a bebê sobreviver seria mínima. Porém, em nenhum momento, essa mãe desanimou. “Doutora, eu vou até o fim. Sinto que tudo vai dar certo. E, terei minha tão sonhada filha”, ela dizia.

Como naquele momento não apresentava risco à sáude da mãe, foi decidido, em discussão conjunta com a equipe da Nefrologia e Obstetrícia do CHC, evoluir com a gestação e iniciar um tratamento empírico por quatro semanas.

Os resultados nefrológicos não foram tão promissores com o medicamento, mas conseguimos evoluir a gestação até a 28ª semana. O bebê nasceu com vida, com 550 gramas. Permaneceu na UTI por quatro meses, com inúmeras complicações: ventilação mecânica, sonda nasoenteral, infecção, etc.  A mãe apresentou melhora significativa da doença renal com dois meses pós gestação.

A cada consulta, ela contava uma nova vitória. “ Dra, ela já está com 700 gramas... Dra, ela já saiu do respirador... Dra, hoje ela saiu da UTI... Dra, ela recebeu alta hospitalar... Dra, hoje eu trouxe minha Ana Vitória para lhe mostrar, com sete meses de vida, com muita saúde e sem sequelas de tudo o que passou...”

Este foi, para mim, um dos maiores exemplos de garra e fé que já presenciei, um aprendizado de vida, uma história privilegiada que tive a satisfação de participar.

Cássia Santos

Chefe da Unidade de Nefrologia e Urologia – CHC-UFPR

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), financiado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, e que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.