Relatos de Quem Cuida Relatos de Quem Cuida

O projeto “Relatos de quem cuida” apresenta histórias de atendimentos de saúde marcantes na vida dos colaboradores (funcionários, estudantes, residentes, professores) dos hospitais da Rede Ebserh. É o trabalho de pessoas que se dedicam para mudar a vida de quem mais precisa!

Voltar

“Conquistamos aquele olhar desconfiado e aquele sorriso franzino”

Relatos de quem cuida

“Conquistamos aquele olhar desconfiado e aquele sorriso franzino”

Imagem

Sou fisioterapeuta há 10 anos e trabalho pela Ebserh no Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina-PE, desde maio de 2015. Atualmente, me encontro na enfermaria da clínica musculoesquelética.

Em 2017, tive um desafio, quando vi uma criança de seis anos, que sofreu um atropelamento e teve uma ferida extensa em joelho e perna. A ferida era tão grande que chegava a expor tecido muscular e ósseo.

Ao atender aquele pequenino com fisioterapia motora e perceber o sofrimento na hora de realizar os curativos pela equipe de enfermagem, todo aquele medo e choro me sensibilizou a ponto de me questionar o que mais eu poderia fazer por ele.

Quando estava para ter alta e continuar os curativos em seu município, percebi que ele e sua mãe não possuíam condições sequer para se deslocar da zona rural até o centro da cidade onde moravam. Percebi ainda os riscos de infecção da ferida, o que levaria, infelizmente, a uma possível amputação.

Foi quando decidi pedir aos meus superiores que me dessem uma chance de atuar junto à equipe de enfermagem e nutrição, utilizando uma técnica a laser para acelerar a cicatrização e, dessa forma, permitir que aquela criança pudesse ter a chance de voltar para casa sem riscos.

Fui autorizada e trabalhei por mais um mês em conjunto com minha equipe no setor, conquistando aquele olhar desconfiado e aquele sorriso franzino. Dessa forma, conseguimos cicatrizar a ferida e devolver àquela criança a oportunidade de seguir para sua casa, sem sequelas e com aquele sorriso tão lindo no rosto.

Lílian Ramine Ramos de Souza Matos

Fisioterapeuta da Clínica Musculoesquelética - HU-Univasf

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.