Relatos de Quem Cuida Relatos de Quem Cuida

O projeto “Relatos de quem cuida” apresenta histórias de atendimentos de saúde marcantes na vida dos colaboradores (funcionários, estudantes, residentes, professores) dos hospitais da Rede Ebserh. É o trabalho de pessoas que se dedicam para mudar a vida de quem mais precisa!

Voltar

“Seu sonho era ouvir a voz do único filho”

Relatos de quem cuida

“Seu sonho era ouvir a voz do único filho”

Imagem

Não há dinheiro que pague ao presenciar, depois de anos vivendo no silêncio, uma pessoa voltar a ouvir. Foi o que senti em 2010, com a chegada de uma jovem, de 21 anos, ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da UFPA, referência na cirurgia de implante coclear, mais conhecido como “ouvido biônico”.

Ela foi uma das primeiras pacientes a passar pelo procedimento e apresentava muita expectativa, estava disposta a cumprir a todas as etapas para concretizar o sonho de ouvir a voz do seu único filho, pois durante o nascimento dele, por complicações no parto, teve como consequência a perda total da audição. O caso dela paciente chamou a atenção de toda equipe por causa do simples desejo de ouvir o filho chamá-la de mãe. 

A paciente residia no interior do Pará e se propôs a morar na capital, tudo para ser beneficiada pelo procedimento. Em seu relato junto ao serviço social, dizia ter tido muita expectativa na maternidade e que, para sua surpresa, no dia tão esperado teve sua audição perdida. Para ela, isso gerou anos de sofrimento, frustração e dificuldades, não apenas com o filho, mas também em outros setores sociais de sua vida.

Ao perceber tanta determinação e vontade em cumprir com os trâmites exigidos para ser uma implantada, como assistente social do serviço recorri às redes de serviços para concretizar a ela a realização do seu sonho. Por esse motivo, a paciente foi orientada a busca de garantias de seus direitos, como Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e estadia na capital, pleitear benefícios previstos por lei.

Nossa satisfação se deu no dia da ativação ao vê-la escutar novamente após a cirurgia, constatando de imediato o sucesso do procedimento. Mas, o emocionante é ouvi-la relatar o momento que ouviu a voz do filho. Ao chegar à sua casa, a família a colocou de costas e pediu para o filho falar com ela. Ao ouvir a palavra “mãe”, verbalizada pelo menino, sentiu uma emoção inexplicável, teve seu sonho realizado. Hoje ela segue vida normal, desenvolveu a oratória perfeitamente e voltou a trabalhar. Por isso, sempre que encontra conosco agradece por termos possibilitado o resgate da sua audição.

Helenice Cartágene
Assistente Social – HUBFS-UFPA

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUBFS-UFPA faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.