Releases Releases

Voltar

Ebserh e Unila assinam intenção de parceria para gestão de hospital em Foz do Iguaçu (PR)

ACORDO

Ebserh e Unila assinam intenção de parceria para gestão de hospital em Foz do Iguaçu (PR)

Estatal iniciará diagnóstico da unidade hospitalar visando a preparação para contrato definitivo

Brasília (DF) – Foi assinado, nesta terça-feira, 29, um protocolo de intenções entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu para gestão do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu.

Para que as instituições assinem o contrato de gestão, a Ebserh realizará avaliação e diagnóstico da unidade hospitalar. Isso se dará por meio de análise documental e visitas técnicas nas áreas de pessoal, orçamento e finanças, assistencial, ensino e pesquisa, patrimonial, contratos, estrutura física e tecnológica. Em contrapartida, os profissionais da Unila e da prefeitura vão tratar da incorporação e federalização do hospital municipal para a Universidade, visto que a Ebserh realiza a gestão de hospitais universitários federais.

O presidente da Ebserh, Kleber Morais, ressaltou a importância da localidade para o país e a necessidade em aperfeiçoar serviços de assistência, ensino e pesquisa na região.

“É um hospital estratégico para a vida de muitas pessoas de Foz do Iguaçu e das fronteiras. Esta parceria vai melhorar a saúde das pessoas e expandir nossos serviços a uma região tão essencial para o País”, destacou o presidente.

A opinião é compartilhada pelo reitor da Unila, Gustavo Oliveira. O gestor destacou o potencial dessa parceria. “A possibilidade da Ebserh assumir a gestão do hospital é a chance da nossa universidade cumprir uma função social diferenciada e a União criar um aporte de saúde pública nessa que é a principal fronteira do Brasil. Além disso, vamos possibilitar que os nossos profissionais tenham ainda mais ferramentas para ampliar suas atuações, avaliou.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, reforçou que a iniciativa traz um olhar diferenciado para uma região turística, que atende pessoas de vários municípios próximos, incluindo estrangeiros.

“A transformação do nosso hospital municipal em hospital universitário federal vai criar um know-how vindo da universidade e da Ebserh que fortalece nossas políticas públicas de saúde e ajuda nos atendimentos de quem precisa dos serviços na região”, comentou.

Também participaram da assinatura os deputados federais Alex Canziani e Osmar Serraglio.

 

Próximos passos após assinatura do contrato

A partir da assinatura do contrato, será iniciada a implantação de um plano de transição do hospital, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa. O plano prevê ações estratégicas iniciais necessárias à gestão plena da unidade, como a recomposição do quadro de pessoal, por meio de concurso público.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social